Paginas

Semana 1: Os Problemas da Filosofia - Aperência e realidade


Para um resumo das primeiras duas aulas, podem ler o seguente artigo do filosofo M. Dummett sobre a distinção entre Realismo e Antirealismo:

Dummett - Realismo

E essa breve introdução a metafisica do filosofo E. J. Lowe:

Lowe - A Natureza da Metafisica

Aconselho também que leiam este pequeno livro do filosofo britannico Bertrand Russell, um dos pensadores mais influentes do século XX. Este livro è um exemplo de clareza conceitual e estilo analitico em filosofia. Ter familiaridade com este classico será de ajuda para enfrentar os vários topico de este curso.

Os curiosos podem ler este breve ensaio sobre a vida e a obra de Bertrand Russell:

Russell - Os Problemas da Filosofia

Espero que fiquem tod@s bem. Não hesitem a me contatar por qualquer assunto. Estou disponível para video seções individuais ou coletivas de esclarecimento.


Um comentário:

  1. Caro Professor Emiliano;
    Agradeço pela indicação do blog e pelos textos.
    Começei lento o texto "Realismo e Antirealismo" e hoje li o prefácio de "Os problemas da Filosofia". Quero ir devagar porque é meu primeiro contato com Bertand Rusel.Para que pressa?
    Na verdade o que eu esperava era um pequeno texto acerca da biografia deste filosofo.
    Contudo, estou lendo o que você enviaste.Você pensa que devo acelerar na leitura?

    Paz e Bem;
    Márcio Lima

    ResponderExcluir