Paginas

2: Introdução à Filosofia da Mente

O primeiro modulo que teríamos tratado no curso teria sido dedicado à mente e ao seu lugar na natureza. Uma das principais tarefas da metafísica é nos dizer como nós (humanos) nos encaixamos no universo maior. Certamente, a chave para uma resposta a essa pergunta está na resposta à pergunta: o que somos nós? Que tipo de coisa somos nós? Nós temos uma alma? Qual é a conexão entre a mente e o corpo? Pode haver vida após a morte? Podemos reduzir a consciência à física? A palestra será uma introdução às questões básicas debatidas na filosofia da mente contemporânea.

René Descartes (1596-1650)

Depois de apresentar os principais debates da filosofia da mente contemporânea, essa parte do curso começará com uma discussão sobre o dualismo cartesiano, a doutrina segundo a qual a natureza essencial da inteligência consciente está em algo que é não físico, algo que está definitivamente para além do âmbito de ciências como a física, a neurofisiologia e a ciência da computação.

Leituras essenciais

Como introdução à Filosofia da Mente contemporanea, sujero que leian a Introdução ao livro Materia e Consciencia de Paul Churchland.

Em quanto à teoria Cartesiana da mente, as leituras recomendadas são as primeiras duas Meditações Metafísicas de René Descartes.

Leituras aconselhadas

Aconselho que leiam os primeiros dois capitulos do livro Filosofia da Mente de John Heil. O primeiro e uma introdução á fikosofia da mente, o segundo ao dualismo cartesiano.

2 comentários:

  1. Caro Professor Emiliano;
    Me atrevo a tentar responder agora alguns questões que vi no pequeno texto que há na pagina do blog:creio que segundo a teoria cartesiana o homem é um composto de alma e corpo, ist´o é, a união dessas duas substâncias é o homem.

    Na minha opinião nós somos res cogitans, somos uma substância pensante.Quando o corpo morre a alma permanece viva.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Professor Emiliano;

    Comecei a ler o livro que nos enviaste. "Matéria e consciência e fique bastante interessado naleitura".
    Sobre video aulas: penso que será relevante um video com suas principais considerações acerca deste do livro "Matéria e consciência.

    Paz e Bem;
    Márcio Lima

    ResponderExcluir